A expressão Big Data é recente
(foi criada no século XXI sem que exista um dado concreto relativo ao início de
uso da mesma) e remonta ao uso de computadores em rede, conectados à internet,
permitindo o rastreamento de informações dos usuários, que espontaneamente ou
não, disponibilizam informações pessoais/profissionais, a indicar preferências,
escolhas, caminhos, relacionamentos, dados financeiros, desejos e outros
indicadores de quem são, como agem, por onde andam, o que consomem, qual sua
formação, em que trabalham, quem são seus amigos...
Parâmetros ou Características do BIG Data
Há cinco parâmetros (conhecidos
como os 5 V) para o Big Data, a saber:
1- Velocidade – Agilidade no processamento
da informação (Entrada e Saída)
2- Variedade – Disponibilidade de
dados de diferentes fontes, origens, bases, orientações.
3- Veracidade – Acuidade,
verdade, integridade dos dados; confiabilidade das fontes e autores;
4- Volume – Processamento de
quantidades cada vez maiores de dados em menor tempo;
5- Valor – Acesso a informação
significa ganhos para quem utiliza dados para negócios.
Por João Luís de Almeida Machado
Comentários
Postar um comentário