Pular para o conteúdo principal

Os Pais e a Tecnologia Educacional


Foi-se o tempo em que aos pais eram destinados apenas momentos específicos de contato com o diretor, o coordenador, a orientação ou mesmo com os professores nas escolas. As chamadas “reuniões bimestrais” (ou seja qual for o ciclo específico utilizado pelas escolas para ter o contato com os responsáveis por seus alunos) continuam a ocorrer e se tratam, certamente, de momentos importantes para a escola e a família. O advento da tecnologia, no entanto, permite aos pais ou responsáveis, acesso a informações e apoio permanente por parte das unidades educacionais onde seus filhos estão matriculados para que tenham melhor aproveitamento ao longo de todo o ano letivo e, é claro, do início ao fim de sua vida escolar.

E, tenha certeza disso, isso somente tende a ser melhor ao longo do tempo com o advento de novos recursos tecnológicos a adentrar o ambiente escolar.

Tudo começou, é certo, com o envio de informativos regulares e o acesso a redes das escolas em que dados como notas, faltas ou eventos escolares passaram a ser realizados.

Os pais tinham, em mãos, de acordo com os calendários da escola, acesso a estas informações por e-mail ou na homepage do colégio na internet.

O advento de recursos móveis, como smartphones e tablets, ocasionou o surgimento de aplicativos para estes dispositivos através dos quais as escolas passaram a informar, em tempo real, a agenda dos alunos, os compromissos escolares, os resultados de provas, se o aluno estava presente na aula naquele dia, a convocação para alguma reunião extraordinária com a coordenação ou a orientação educacional...

O que também passou a ser feito, tendo em vista o estudo e a implementação de novos algoritmos, foi a criação de mecanismos que permitem o comparativo de rendimento entre os alunos de uma mesma turma, escola ou rede educacional. Este tipo de funcionalidade localizou os estudantes no contexto em que estão inseridos e, com isso, permitiu que eles tenham a partir de seus próprios dados de rendimento, a real noção de como estão em comparação com outros alunos, por exemplo, na luta por uma vaga no ENEM ou em vestibulares como a Fuvest.

Painel do Aplicativo P+ do Poliedro com resumo atualizado das informações sobre a vida do aluno.

Os pais, assim como os alunos, também têm acesso a esse tipo de informação, como procede, por exemplo, nas escolas do Sistema de Ensino Poliedro, através de seu aplicativo P+, ou seja, podem acompanhar o rendimento de seus filhos, orientar ações para melhorar seu rendimento, consultar a escola onde estudam para verificar o que pode ser feito para ajudar seus rebentos ou ainda buscar apoio externo quando necessário.

Outro aspecto interessante para os pais quanto as funcionalidades tecnológicas disponibilizadas pelas escolas e sistemas de ensino aos seus estudantes refere-se a indicação de materiais de apoio para estudo. A internet possibilita através de buscadores como o Google ou de canais de vídeo como o YouTube que qualquer um acesse vídeos, textos, imagens, músicas ou qualquer outra mídia de interesse para seus estudos. Através de aplicativos que personalizam a busca de dados conforme o registro de rendimento e aproveitamento dos alunos em provas e simulados, aplicativos como o P+ do Poliedro, permitem que os alunos e seus responsáveis tenham acesso a mídias diversas que estão relacionadas aos conteúdos das matérias e livros estudados pelos alunos.

Em linhas gerais isso significa que o aluno, tendo demonstrado dificuldade em uma matéria como Matemática, na resolução de Equações do 2º Grau, ou em Física, na área de Cinemática, por exemplo, a partir de erros cometidos em provas ou simulados, ao ter essa dúvida percebida pelo sistema, terá indicações de vídeos, simulações, animações, exercícios e páginas dos livros em que deverá estudar para sanar tais dificuldades. O aluno poderá escolher o recurso mais adequado para tirar tais dúvidas ou ver mais de uma opção de material de apoio. No caso das páginas dos livros, com os materiais digitalizados, ao ficar sabendo da questão errada, tendo acesso ao livro digital, irá clicar num link para aquele recurso e será direcionado a página que precisa ler e estudar!

É importante, no entanto, que os pais acompanhem a evolução das tecnologias utilizadas nas escolas em que seus filhos estão matriculados. Devem baixar os aplicativos, acessar os portais disponibilizados pela escola, manter contato com os gestores da unidade escolar em que seus filhos estão matriculados e, com isso tudo, garantir a melhor formação possível para eles.


Por João Luís de Almeida Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mito da perfeição

(NARCISO, obra de Caravaggio, Galleria Nazionale d'Arte Antica em Roma) O erro zero, a pessoa infalível, o funcionário ideal, a beleza intocável, a perfeição em forma de gente. Você conhece alguém assim? É pouco provável que a resposta seja afirmativa. Temos uma tendência a buscar até mesmo nas pessoas mais corretas e zelosas do mundo os seus pontos falhos. E normalmente os achamos. Ainda assim há aqueles que tentam a todo o custo atingir um nível tão elevado de acertos que consiga se situar próximo da perfeição. Numa sociedade como a nossa, em que a produtividade é uma meta permanente, o índice de erros tem que ser o menor possível, de preferência, que seja zero. A tolerância das pessoas em relação a qualquer movimento que não seja aquele da eficácia total tende a ser igualmente zero. Com isso criamos situações de intolerância e de desgaste nas relações humanas.  O nível de cobrança passa a ser muito alto. As pessoas começam então a se cobrar, elas próprias, de forma intensa, qu

Dicas valiosas e atualizadas para o vestibular? Fovest da Folha de São Paulo é site aprovado!

Uma das maiores dificuldades pelas quais passavam os vestibulandos era a falta de informações ou o atraso na publicação das mesmas. Com o surgimento da rede mundial de computadores e a sua rapidíssima disseminação em nosso país, vários sites especializados surgiram e permitiram que inscrições, datas de publicação dos aprovados, listas dos estudantes que passaram, simulados on-line, informações sobre as universidades e seus cursos pudessem ser acessadas a qualquer momento, de qualquer lugar do Brasil. Entre muitos sites, no entanto, um grande destaque deve ser dado as páginas criadas e mantidas pelos grandes veículos de comunicação, como por exemplo, a Folha de São Paulo, em sua versão eletrônica (folhaonline), que disponibiliza o site fovestonline ( http://www.uol.com.br/folha/fovest ). A grande vantagem de grupos como a Folha está relacionada a existência de um grande número de profissionais para realizar a cobertura dos vestibulares e a confecção de artigos que orientem os candidatos

O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford (The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford, EUA/2007)

Um espetáculo cinematográfico de primeiríssima grandeza. Este é o primeiro veredito que posso dar para a obra do diretor Andrew Dominik e estrelado pelo astro Brad Pitt, em uma de suas melhores atuações. Não é um filme para qualquer público. É um pouco lento para aqueles que procuram um western movimentado, atribulado, com muitos tiros, assaltos e confrontos entre os fora da lei e os xerifes. Na realidade, não é um filme apenas para os fãs do gênero faroeste. Vai além por trabalhar aspectos da própria condição humana. Expõe de forma clara e envolvente o mito Jesse James (Brad Pitt) em minúcias de sua vida que passam ao largo daqueles que conhecem sua trajetória como um dos mais temidos bandidos de então. Acompanhamos os irmãos James, nesse momento de sua história apenas Jesse e Frank (Sam Shepard), já que os demais haviam sido presos ou mortos, em sua última ação conjunta, o assalto a um trem. Nesta nova e derradeira empreitada conjunta eles contam com a ajuda de alguns marginais que p