Pular para o conteúdo principal

Pensamentos breves para iluminar o trabalho


Trabalhar é, como já afirmava o poeta, necessário não apenas do ponto de vista material, mas também por permitir as pessoas crescer, se relacionar, sentirem-se úteis socialmente, aprender e atuar por um mundo melhor. 


No trabalho temos contato com pessoas diferentes e isso, a despeito do que muitos pensam, é enriquecedor e muito bom. A diversidade humana nos permite conhecer outras histórias, caminhos e respostas que podem e devem nos influenciar para que sejamos melhores. Aprendemos com os bons e com os maus exemplos é preciso ter maturidade para sorver o que vivenciamos para que, com isso, nossas trajetórias futuras sejam melhores e mais leves.


No trabalho por vezes somos pressionados e é preciso cuidar muito bem de nossos pensamentos para que o stress não nos faça responder aos problemas e as situações de forma apressada, sem reflexão e descuidada para que não nos arrependamos depois. Quando estiver no olho do furacão coloque os pés no chão, respire fundo e dê-se o tempo necessário para buscar as melhores respostas aos problemas que surgirem.


Tenha iniciativa é palavra de ordem em qualquer trabalho que irá realizar. Não tenha medo do trabalho. Encare de frente e veja tudo o que se apresenta como possibilidade de crescimento, aprendizagem e aperfeiçoamento profissional.


Evite as fofocas e as intrigas no meio profissional. Fale de forma clara o que pensa mas em momento algum, mesmo que esteja descontente, comente sobre a empresa ou colegas de trabalho de forma depreciativa. Lembre-se sempre da regra de ouro nestes momentos, se necessário chamar a atenção de alguém faça isso em particular e, em caso de elogios, torne isso público pois todos precisam aprender com bons resultados e ações.


Por João Luís de Almeida Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mito da perfeição

(NARCISO, obra de Caravaggio, Galleria Nazionale d'Arte Antica em Roma) O erro zero, a pessoa infalível, o funcionário ideal, a beleza intocável, a perfeição em forma de gente. Você conhece alguém assim? É pouco provável que a resposta seja afirmativa. Temos uma tendência a buscar até mesmo nas pessoas mais corretas e zelosas do mundo os seus pontos falhos. E normalmente os achamos. Ainda assim há aqueles que tentam a todo o custo atingir um nível tão elevado de acertos que consiga se situar próximo da perfeição. Numa sociedade como a nossa, em que a produtividade é uma meta permanente, o índice de erros tem que ser o menor possível, de preferência, que seja zero. A tolerância das pessoas em relação a qualquer movimento que não seja aquele da eficácia total tende a ser igualmente zero. Com isso criamos situações de intolerância e de desgaste nas relações humanas.  O nível de cobrança passa a ser muito alto. As pessoas começam então a se cobrar, elas próprias, de forma intensa, qu

Dicas valiosas e atualizadas para o vestibular? Fovest da Folha de São Paulo é site aprovado!

Uma das maiores dificuldades pelas quais passavam os vestibulandos era a falta de informações ou o atraso na publicação das mesmas. Com o surgimento da rede mundial de computadores e a sua rapidíssima disseminação em nosso país, vários sites especializados surgiram e permitiram que inscrições, datas de publicação dos aprovados, listas dos estudantes que passaram, simulados on-line, informações sobre as universidades e seus cursos pudessem ser acessadas a qualquer momento, de qualquer lugar do Brasil. Entre muitos sites, no entanto, um grande destaque deve ser dado as páginas criadas e mantidas pelos grandes veículos de comunicação, como por exemplo, a Folha de São Paulo, em sua versão eletrônica (folhaonline), que disponibiliza o site fovestonline ( http://www.uol.com.br/folha/fovest ). A grande vantagem de grupos como a Folha está relacionada a existência de um grande número de profissionais para realizar a cobertura dos vestibulares e a confecção de artigos que orientem os candidatos

O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford (The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford, EUA/2007)

Um espetáculo cinematográfico de primeiríssima grandeza. Este é o primeiro veredito que posso dar para a obra do diretor Andrew Dominik e estrelado pelo astro Brad Pitt, em uma de suas melhores atuações. Não é um filme para qualquer público. É um pouco lento para aqueles que procuram um western movimentado, atribulado, com muitos tiros, assaltos e confrontos entre os fora da lei e os xerifes. Na realidade, não é um filme apenas para os fãs do gênero faroeste. Vai além por trabalhar aspectos da própria condição humana. Expõe de forma clara e envolvente o mito Jesse James (Brad Pitt) em minúcias de sua vida que passam ao largo daqueles que conhecem sua trajetória como um dos mais temidos bandidos de então. Acompanhamos os irmãos James, nesse momento de sua história apenas Jesse e Frank (Sam Shepard), já que os demais haviam sido presos ou mortos, em sua última ação conjunta, o assalto a um trem. Nesta nova e derradeira empreitada conjunta eles contam com a ajuda de alguns marginais que p